O verão é uma estação que demanda alguns cuidados com a saúde e pensando nisso as oficineiras Sheila e Franciele promoveram nesta semana, na oficina lazer e jogos, um delicioso banho de mangueira com os alunos da manhã e da tarde. As atividades planejadas e trabalhadas com os alunos foram: a importância da água e o seu uso de forma racional; a proteção com a pele, sem muita exposição ao sol no horário de 10h às 16h e o uso do filtro solar ( Essas precauções valem para todas as pessoas, inclusive quem tem a pele mais escura, porém, os grupos de maior risco são as crianças e os idosos).
Veja algumas dicas de saúde para o verão que os alunos pesquisaram e aprenderam aprenderam:
- No verão, alguns tipos de doenças de pele tornam-se mais comuns. Entre elas, destacamos as micoses (infecções por fungos ou “bolores”).
- É do conhecimento comum que a exposição excessiva ao sol, sem proteção, contribui para o envelhecimento da pele e predispõe o indivíduo ao desenvolvimento do câncer de pele.
- O aumento da transpiração, o contato com a areia e com piscinas com água contaminada e vestiários de uso comum são fatores que favorecem o aparecimento das doenças de pele (exceto o câncer).
• Use protetor solar diariamente, com fator de proteção solar adequado. Esse valor é diferente para cada pessoa, devendo ser indicado por um profissional. Deve ser aplicado em todo o corpo, mas principalmente nas áreas mais expostas ao sol. Usar também protetor labial, para evitar ressecamentos e rachaduras.
• Use chapéus (ou bonés) e roupas adequadas.
• Sempre que possível fique na sombra. E evite exposição ao sol entre 10 horas da manhã e às 16 horas da tarde. Esse é o período de maior radiação.
- No verão, recomenda-se uma maior ingestão diária de líquidos, que pode ser feita com diversos produtos, inclusive frutas. Quando a transpiração é excessiva, além da água perde-se também sais minerais, os quais devem também ser repostos. Recomenda-se água natural, sucos de frutas (limonada, suco de laranja), bebidas isotônicas (repõem muito bem os sais minerais), água de coco (é uma bebida isotônica natural, com quantidades equilibradas de água e sal; é excelente para hidratação). Importante lembrar que refrigerantes não são bons para hidratação, porque contém quantidades muitos grandes de sal e outras substâncias, além de não conterem vitaminas, portanto evite-os.
- No verão ocorre um aumento do consumo de alimentos fora de casa. Com isso, ocorre grande aumento na incidência de doenças veiculadas pelos alimentos. Uma alimentação balanceada é importante para manter o funcionamento adequado do organismo, e deve conter todos os nutrientes necessários: carboidratos (açúcares), proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras e líquidos.
Com estas dicas nossos alunos curtiram muito mais os dias ensolarados.














