Em 2009, fui convidado por Cida e Tâmara para implantar o Programa Escola Integrada na EMSHA.
Diante do desafio de propiciar aos alunos novas vivências na escola e também de "jogar em uma outra posição" como educador, topei.
Reuniões com a equipe do Programa, visitas a escolas que já adotavam o modelo, saídas pelo entorno da escola, conversas com direção, coordenação, professores, funcionários e agentes da comunidade passaram a fazer parte da minha rotina, para que o Programa começasse com força total. A dificuldade em conseguir um espaço minimamente adequado ao Programa atrasou um pouco o início do mesmo. Por outro lado, tive tempo de formatar a equipe para que pudéssemos realizar um bom trabalho.
Coordenar esse Programa foi uma experiência única: poder ver a escola por outro ângulo, aproximar-me mais dos alunos e da comunidade, dialogando com os mesmos, propor ações que gerassem reflexões para o cotidiano escolar e aprender, sempre aprender com os inquietos alunos e monitores, compartilhando com eles um pouco da minha experiência.
Precisei deixar o programa para seguir outros caminhos. Se, por um lado, fiquei com o coração apertado, por outro saí com a certeza de que a Escola Integrada já tinha pernas próprias, com uma equipe engajada, empolgada e competente, alunos que abraçaram o projeto, alguns parceiros fundamentais e vários outros a serem conquistados.
Sou muito grato a todos que me permitiram e ajudaram a viver essa história: Cida e Tâmara, Glória de Oliveira, Anderson e Silvana, pastor Ildeu, funcionários da EMSHA, em especial às cantineiras e à Terezinha, alunos e aos monitores Macson, Giordani, Bruno, Caburé, Cíntia, Irineu, Marco, Joyce, Nair, Tiago e aos monitores Diego e Sheila.
Longa vida ao projeto!
Marcelo
Para assistir o vídeo do ano de criação da Escola Integrada acesse nosso blog e clique em início :